sábado, 5 de junho de 2010

Porto Ferreira - Post II


Eu na mesa do júri

Neste post escrevo especificamente do IV Festival Zé Carreiro, do qual fui o quinto jurado, de uma mesa de cinco. O presidente da mesa era o já citado Adilson Casimiro, o segundo foi o Toninho Dias, o seguinte era o Fábio Belo - esses três compõem o grupo Ciranda Violeira - o quarto era o Xandão Braz, percuterista que já tocou inclusive com Mazinho Quevedo e é o atual maestro da Orquestra de Viola Caipira de Araras, ou seja, responsa total pra mim. O Festival funcionou assim: a primeira eliminatória foi na sexta-feira, apresentaram-se 10 músicas e classificamos 5; no sábado, segunda eliminatória, também foram 10 e classificamos mais cinco. Domingo foi a grande final, os 10 classificados se reapresentaram e premiamos 3 melhores. A qualidade das músicas nos surpreendeu, foi muito alta, músicas muito boas e muito bem interpretadas. Foi muito difícil para nós jurados avaliarmos as melhores, as notas ficaram coladas.
Admirei-me com uma duplinha (ou melhor, duplão) de irmãos de 9 e 12 anos, Felipe e Fernando. Duas vozes muito afinadas, o violeiro toca muito bem e conta com uma boa base de violão do parceiro. Ficaram em terceiro lugar. Outra dupla que gostei muito foi Ronaldo e Rogério, um dos melhores duetos do festival, ficaram com a segunda colocação. E os grandes campeões foram Paraná e Piazinho da cidade de Montes Claros – MG, com uma música sobre o meio ambiente – dois caras bem preparados.
Além dos primeiros colocados, tivemos apresentações que não se premiaram, mas de uma qualidade tremenda. É o caso, tenho que falar deles, de Tião do Laço e Boiadeiro, um baita duplão, não deixaram de ter seu favoritismo. Destacou-se também um cantor solo, o Riacho de Descalvado – SP, defendendo letras muito bonitas, das quais gostei. E teve também o Jefferson Brasil, outro solo, muito querido em Porto Ferreira, mostrando sua voz e seu talento na composição de músicas em estilo regional.








PS: A qualidade dos vídeos não é tão boa porque não foram gravados com uma câmera apropriada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário